A Esplanada Correio do Povo, localizada no coração do bairro Bom Fim em Porto Alegre, é um espaço emblemático que passou por uma notável transformação ao longo do tempo. Sua história está intrinsecamente ligada à construção de uma importante obra de infraestrutura urbana: o Túnel da Conceição.
A construção do Túnel da Conceição, que liga a Avenida da Conceição à Avenida Independência, foi um marco na mobilidade urbana da cidade. As obras foram iniciadas no começo dos anos 70 e com a conclusão oficial no ano de 1972. A esplanada, neste período, era uma grande área de apoio para a obra, servindo como base para os equipamentos responsáveis por esta intervenção urbana. Esta obra, realizada na gestão do prefeito Thompson Flores, estabeleceu uma ligação entre o centro da cidade e a Avenida Osvaldo Aranha. Esta avenida, antiga Rua do Bom Fim - ou ainda antes o ‘caminho do meio’ - recebeu seu atual nome em homenagem às ações de Osvaldo Aranha na revolução de 30, ao lado de Getúlio Vargas. A criação do estado de Israel pelo mesmo Osvaldo Aranha, veio muito a calhar na história do bairro, embora tenha acontecido anos depois do nome da rua.
O que era um canteiro de obras, de local ocioso, se converteu em estacionamento e muitos porto-alegrenses nascidos nos anos 70 lembram desta curva, cercada por antigos outdoors, como um ponto conhecido no trajeto da para o centro da cidade. Neste período, o terreno estava sob responsabilidade do antigo órgão municipal MAPA (Movimento Assistencial de Porto Alegre).
Foi por volta do final dos anos 80 que o então prefeito Olívio Dutra cedeu este espaço para a comunidade, no objetivo de revitalizar a região, proporcionando um local agradável para a população e valorizando o entorno.
A escolha do nome "Esplanada Correio do Povo" homenageia o fundador do tradicional jornal gaúcho, fundado em 1895, que teve grande importância na história e na vida cultural de Porto Alegre. Ao longo do tempo, a Esplanada Correio do Povo foi se consolidando como um ponto de encontro, lazer e caminhada para os moradores do Bom Fim e usuários das instituições locais.
Site desenvolvido pelo grupo de defesa da Esplanada Correio do Povo
(copyleft) GDECPV 2025