Juremir Machado da SIva - Matinal Jornalismo
É sempre a mesma história, a luta pelo verde e pela natureza contra os defensores dos carros, da tecnologia, dos combustíveis fósseis e de mais pistas, nunca suficientes, para os automóveis entrarem num funil até o inevitável e insuportável engarrafamento.
Existe, em Porto Alegre, no Bom Fim, uma bonita área verde chamada Esplanada Correio do Povo, homenagem ao jornal fundado por Caldas Júnior em 1895. Fica ali em frente ao túnel da Conceição.
Esse recanto de paz em meio ao tráfego intenso tem 20 árvores de diferentes espécies: paineiras, jacarandá, capororoca, butiazeiros e dois pés de Pau-Brasil. Quem passa por ali, mesmo com o olhar distraído, acaba encantado com aquele pedaço de natureza entre pistas cheias de carros, concreto e túneis. Não é difícil ver pessoas passeando com seus cachorros ou simplesmente espairecendo um pouco.
Um lugar para passear, refletir e até sonhar no meio, como se dizia antigamente, quando ser pomposo era permitido, da selva de pedra. São cada vez mais raros esses nacos de “interior” na capital, esses fragmentos bucólicos na pressa característica das metrópoles.
Na contramão do “progresso”, que sempre se apresenta como inevitável, necessário e positivo, criador de futuro, segundo o clichê, o verde é cada vez mais resistência e projeto de vida.
Paulo Franco, morador da região, do que se chamava antigamente de Esquina Maldita, a esquina da boemia estudantil, na Sarmento Leite com Osvaldo Aranha, onde havia bares clássicos nos anos 1970 e 1980, que retratei com paixão e deslumbramento em meus livros de juventude, A miséria do cotidiano (Sulina) e A noite dos cabarés (Mercado Aberto), uma dissertação de mestrado na UFRGS e um conjunto de reportagens publicadas originalmente em Zero Hora, me mandou mensagem alertando para o perigo que corre a Esplanada Correio do Povo.
Um projeto da prefeitura de Porto Alegre pretenderia criar uma nova pista para carros em cima do que é a atual esplanada Correio do Povo. Paulo Franco enfatiza que essa ideia não traria alívio para o trânsito ainda mais saturado depois das alterações feitas no largo em frente à rodoviária a partir da necessidade de um corredor humanitário, na época da enchente de 2024, e consolidadas depois.
Um dia Porto Alegre acordará para a necessidade de um novo modelo de transporte público totalmente gratuito. É a melhor maneira de frear a obsessão por carros. Montpellier, na França, já faz isso.
Não viverei para ver um metrô subterrâneo em nossa capital cada vez mais engarrafada. Não será o Uber que nos tornará mais eficazes no trânsito. Por enquanto, é fundamental parar a sanha automobilística.
A população do Bom Fim, que já salvou a Redenção de um estacionamento e dos projetos privatizantes do atual prefeito de Porto Alegre, agora terá de salvar a Esplanada Correio do Povo dos “concretistas” sempre prontos a pedir mais pistas para seus carros.
O grande progresso a ser conquistado atualmente é perceber que nem todo progresso emancipa ou melhora a vida no cotidiano.
(Publicado na Matinal, em 15/08/2025) - Leia no site original!
Matinal Jornalismo - Leia a espetacular coluna do Jornalista Juremir Machado sobre a defesa da esplanada.
(15/08/2025)
* * *
Jornal do Comércio - Bruna Suptitz
(25/03/2025)
* * *
ALRS/PT - Marta Resing (MTE 5405) -
(25/03/2025)
* * *
Paulo Franco
Jornal Folha do Sul - Bagé(RS)
* * *
Agência de Notícias ALRS - Joema Teles (MTE 6449) - (26/06/2025)
* * *
Jornal do Centro - Por: Fernando Gadret Fonte: Marta Resing
* * *
Apresentação de argumentação em defesa da Esplanada Correio do Povo, transmitida pela TV Assembleia RS
TV/ALRS - Youtube
* * *
Página do Mandato -Sofia Cavedon
(24/03/2025)
* * *
O grupo de esplanada apoia:
A Matinal, jornal local e sem fins lucrativos de Porto Alegre, lançou a campanha A cidade que queremos. O projeto é um um convite para transformar juntos a cidade onde vivemos.
O que é a campanha?
Queremos ampliar nossa base de apoiadores para colocar em prática três ações que surgiram a partir da escuta da nossa comunidade:
fortalecer o time de jornalismo investigativo
ampliar a cobertura sobre educação na cidade
desenvolver projetos sobre clima e justiça climática
Acreditamos que, com mais jornalismo, mais participação e mais transparência, é possível construir a cidade que sonhamos. Mas só conseguimos fazer isso com você do nosso lado.
Vem com a gente? matinaljornalismo.com.br/a-cidade-que-queremos
Site desenvolvido pelo grupo de defesa da Esplanada Correio do Povo
(Copyleft) GDECPV 2025